A adoção de novas tecnologias e processos tem ganhado força nesses anos pós-pandemia, principalmente as automatizações. O resultado é mais eficiência para as operações.
A utilização de tecnologia para organizar o que entra e o que sai no caixa de uma empresa está relacionada a escolhas de estratégias nas múltiplas áreas da empresa.
O momento do fechamento de uma venda também pode ser o início de uma nova jornada de consumo.
Então, aqui, estamos falando de inovação. Logo, isso significa inserir inteligência dinâmica nas operações de cobrança.
É quando, a partir dos dados coletados a cada operação automatizada, obtemos sugestões para tomar decisões estruturadas. Mais eficiência, aumento do fluxo de caixa e o principal: aprender a errar com nobreza.
Boa leitura!
As operações de cobrança tradicionais lidam com a manualidade e as consequências disso: o alto custo operacional e a baixa transparência dos processos de fluxo.
O processo de cobrança nos negócios tem se transformado ao longo das décadas e a tecnologia foi uma ferramenta impulsionadora para grandes mudanças.
Dessa forma, o comportamento do consumidor tem mudado e as empresas que não estão atentas a essas mudanças — da tecnologia e do comportamento do cliente — podem enfrentar dificuldades, como um gerenciamento lento que:
Há erros que podem gerar mais aprendizado, realinhamento de fluxos e espaço para oportunidades. Outros, geram apenas sensação de culpa, arrependimento e esterilidade.
A inovação em cobrança permite minimizar esses últimos erros e encarar os momentos de desvio de rotas como oportunidades para alçar voos mais altos, deixando para trás os obstáculos. Isso se chama errar com nobreza.
A inovação pode até gerar resistência em um primeiro momento, principalmente em setores mais tradicionais. No entanto, os ganhos são incontáveis. Até porque não existe um início, meio e fim, e sim um ciclo contínuo de adaptação a novas tecnologias que acontecerão no decorrer dos anos. Um comportamento preditivo e proativo é a melhor atitude para garantir que sua empresa tenha sempre uma ampla vantagem competitiva.
Na prática, os benefícios da automação nas operações de cobrança são:
Imagine que, ao invés de 10 dias e três funcionários para dar baixa no seu sistema operacional, você faz isso em uma tarde, com o acompanhamento de apenas 1 colaborador.
Com isso, os outros dois contratados podem colocar energia em atividades de maior valor. Por exemplo, analisar dados e tomar decisões estratégicas.
A automação de cobranças minimiza erros de digitação ou falhas no envio de faturas. Além disso, por exemplo, você consegue acertar a quantidade de clientes que pagaram a fatura em dia, tendo uma visão mais real da saúde financeira da sua empresa.
Dessa forma, é mais certeza na confiabilidade dos dados durante a leitura de relatórios.
Ainda, a utilização de dados e tecnologia permitem identificar qual é o canal mais eficiente para a cobrança, reduzindo a inadimplência.
Até aqui já está claro o quanto as operações financeiras automatizadas reduzem custos, concorda? Porém, ninguém quer apenas conseguir manter a empresa no positivo. O principal objetivo é aumentar a margem de lucro e tornar isso possível mês a mês.
É assim quando você insere tecnologia afinada para o seu negócio, resultando em aceleração do ciclo de pagamento.
Seria muito ilusório pensar em um cenário no qual o seu cliente de fato goste do momento de pagar as contas? Isto é, sem aquela sensação de obrigação, mas de alguma forma experimentando a ideia de que ele ganhou algo com aquilo.
De alguma forma é esse processo que acontece quando você otimiza a experiência do seu cliente utilizando a personalização. Com ela, você consegue adequar os modelos de cobrança e até mesmo utilizá-los para ofertar novos produtos de acordo com o perfil dos clientes
Nesse sentido, ao automatizar a eficiência operacional, percebe-se:
Quem insere inteligência de dados na tecnologia da empresa, tem o benefício do acompanhamento em tempo real de operações de cobrança. Por exemplo, a partir do uso de Dashboards e tecnologias relacionadas a dados.
É mais rápido para identificar o que precisa ser modificado. Isso porque, com esse tipo de monitoramento, há mais transparência, controle e capacidade de resposta.
A pesquisa da Consultoria Internacional Especializada em Identificar Tendências — WGSN, na sigla em inglês — trouxe dados importantes sobre o cenário de incertezas econômicas para os próximos anos. Inflação, pobreza e desemprego são os principais fatores para a ansiedade das pessoas que responderam ao estudo.
Ao automatizar a cobrança, a empresa fica mais preparada para lidar com essa realidade de policrise.
Afinal, potencializa o lucro ao simplificar processos, resguardando estrutura para momentos de desafio gerados por aqueles aspectos que podem impactar o cliente final na hora do pagamento da fatura digital.
A automação de cobranças enxuga os erros e otimiza os acertos. Evidentemente, nenhum gestor quer encontrar erros em seu processo. No entanto, ao criar um ecossistema com inteligência de negócio, mais integrado, os erros que aparecem podem ser contornados e produzir novas oportunidades.
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