No varejo, o lucro é resultado direto de um planejamento constante. São 9,18% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional para o setor de supermercados e hipermercados - Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Esse número já sugere o alto volume de operações diárias nesse setor.
É preciso estratégia para se manter firme, reservando o tempo e empenho necessários, mesmo em momentos de muita demanda. Isso significa otimizar a área operacional, com tecnologia a partir de dados.
Imagine que, se você tivesse 40 milhões de consumidores diários — esse é o número do último estudo para o varejo — o seu negócio conseguiria operacionalizar tantas faturas? É claro que esse conjunto não representa apenas uma empresa, mas sim 94.706 lojas.
No entanto, ainda assim, é possível ter uma dimensão do oceano aberto para a aquisição de novos clientes que o mercado brasileiro oferece. Esteja preparado para sustentar o aumento de clientes, sem fazer com que a qualidade do seu serviço diminua.
A digitalização das faturas é a solução estratégica para alcançar essa redução de custos e se manter competitivo no mercado. Abaixo, elencamos os principais pontos. Acompanhe!
Dados do Estudo “Carga Tributária na Cadeia de Valor Varejo”, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) expressam o quanto o setor varejista brasileiro é caracterizado pela alta carga tributária. Com médias aritméticas de:
O comerciante paga muito imposto, precisa preencher muitos formulários, normas e comprovantes para manter o negócio aberto, com prazos complicados.
Ainda há as dificuldades de transporte de mercadorias que podem encarecer o valor final da compra varejista. Isto é, estradas com buracos ou alagadas, trânsito, desvios, podem prolongar o tempo de frete, gerando mais custos de combustível, manutenção dos veículos e horas de trabalho.
Se todos esses desafios operacionais fazem parte da estrutura do negócio, é preciso otimizar o que for possível em relação a redução de custos. Nesse sentido, há uma boa oportunidade para enxugar gastos ao aderir às operações digitais. Especificamente, o momento de emissão da fatura é uma das chaves para isso. Observe o que, geralmente, você encontra durante uma emissão clássica de fatura:
Gestores que não entendem os canais de preferência do consumidor, vão continuar encontrando desafios que poderiam já ter sido solucionados. Por exemplo, insistir em utilizar canais que o portador não abre.
Nesse momento, ter uma inteligência de dados que analise o comportamento do consumidor e suas preferências pode ser o caminho ideal para ter um processo mais eficiente e reduzir o risco de inadimplência.
O Relatório Anual da Indústria Brasileira de Árvores destacam 24,3 toneladas de celulose, sendo 2,1 milhões de toneladas de papel direcionados para impressão e escrita. Esses números sugerem a dimensão do quanto empresas ainda gastam com papel.
É um alto custo que pode ser reduzido, vertiginosamente, no setor de emissão de faturas da empresa. Afinal, optar pela fatura digital também é uma forma de ficar menos dependente das oscilações econômicas do setor de celulose.
São 68,76 milhões de inadimplentes no Brasil - dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
As mudanças econômicas nos últimos anos, influenciadas em sua grande parte pela pandemia, representaram um grande impacto na realidade financeira de boa parte dos brasileiros
Então, imagine reduzir a quantidade de clientes que não pagaram a fatura simplesmente porque esqueceram? Isso pode trazer um impacto definidor para o futuro da empresa. É mais abertura de oportunidades de investimento.
São inúmeros os impactos positivos no processo de digitalização de cobrança, os ganhos podem ser percebidos a curto prazo e a longo prazo.
Além da redução de papel, há ainda a diminuição da operação logística pelo seu time. Isso significa mais tempo para dedicar às decisões estratégicas no planejamento, por exemplo.
Sabia que as faturas digitais podem ter múltiplos canais de entrega? Com isso, você diversifica os jeitos do cliente lembrar de pagar a fatura, aumentando a taxa de entrega.
Dessa forma, sua empresa consegue reduzir o risco de atrasos das faturas ao notificar o cliente por meio de cobranças direcionadas.
Se ele recebe por e-mail, podemos imaginar um cenário em que ele abra o documento digital na hora do trabalho. Logo, ele pode:
A mensagem de texto por celular é mais prática e pode ser um bom lembrete, por ser um canal com pouca demanda atualmente. Logo, a informação de pagamento permanece como uma das primeiras mensagens.
São 169 milhões de brasileiros utilizando o aplicativo de mensagens rápidas. Isso representa 93,4% dos usuários de internet no Brasil. É um canal de comunicação popular. Então, receber a fatura digital por lá pode acontecer:
Agora você sabe que a digitalização das faturas é uma solução eficaz para reduzir custos operacionais no varejo. Menos papel gasto, mais formas de lembrar ao cliente o dia do pagamento, por e-mail, WhatsApp ou SMS.
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